Escola
Municipal Simões Filho
Tema:
Lendas Folclóricas
Professora:
Elionete Ferreira das Virgens
Turma/turno: 2º
ano vespertino
Período: 5
dias
Objetivos:
*Expressar-se
oralmente com clareza e objetividade;
*Interpretar textos orais a partir das lendas ouvidas;
*Reescrever textos lidos e ouvidos;
*Ampliar a competência comunicativa dos alunos;
*Localizar palavras no dicionário;
*Realizar atividades individuais e coletivas;
*Revisar numerais a partir de palavras;
*Conhecer as partes de uma planta;
*Respeitar e preservar a natureza;
*Compreender a necessidade de proteger os animais contra
os caçadores ilegais;
*Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca
de experiências;
*Interessar-se pelas atividades extraclasses.
Conteúdos:
Leitura e interpretação;
Produção textual;
Plantas;
Animais em extinção;
Estudo de palavras;
Numerais.
Material:
Caderno, lápis, livros, dicionário, Datashow, lousa,
cartaz, papel ofício, cola, câmera digital, copos descartáveis, sementes,
tesoura.
Disciplinas:
Português;
Matemática;
Ciências;
História;
Arte;
Ética;
Geografia.
1º
momento
Começar a aula falando sobre o folclore brasileiro,
levando os alunos a vários questionamentos.
Apresentação do tema aos alunos com distribuição da lenda
“O Curupira”.
Ler o texto com ritmo, fluência e entonação, em seguida
solicitar que os alunos leiam juntos em voz alta.
Abrir debate a respeito do que foi lido sem contar tudo
sobre lendas, deixando-os descobrirem à medida que forem realizando as demais
atividades a respeito do tema.
Assistir o vídeo “O Curupira”.
Novo debate, referindo-se as características do
personagem, respeito à natureza, preservação dos animais, caça ilegal, etc.
Escrever na lousa as características citadas pelos
alunos.
Propor que eles procurem no texto palavras desconhecidas,
circulem e escrevam no caderno.
Distribuir dicionários para procurarem as palavras
desconhecidas.
Pintura relacionada ao tema.
Como atividade de casa, propor que eles peçam aos pais
que lhes contem uma lenda para que possam recontar na aula do dia seguinte.
2º
momento
Em uma roda de conversa, solicitar que os alunos contem a
lenda que seus pais lhes contaram.
Apresentação de um cartaz com a lenda “O Curupira”, ler
pausadamente apontando palavra por palavra, chamando atenção da turma para:
título, direção da escrita, espaçamento entre as palavras, pontuação, margem e
parágrafo.
Propor que eles escrevam do jeito deles a lenda ouvida em
casa, ilustrando-a como quiserem.
Expor os textos no varal de atividades para que todos
possam apreciá-los.
Como atividade de descontração caça-palavras e cruzadinha
sobre a lenda em estudo.
Pedir que os alunos tragam para a aula do dia seguinte sementes
de feijão e milho.
3º
momento
Chamar atenção da turma à respeito de algumas lendas
coladas nas carteiras, indagando-os sobre quem leu, qual o título da lenda que
está sobre a sua carteira.
Abrir debate pedindo que cada um espere a sua vez de
falar, e explicando que cada dia eles sentem em lugares diferentes para que
possam ler todas.
Leitura do cartaz com a lenda exposto na sala.
Leitura coletiva do cartaz, apontando cada palavra.
Solicitar que cada aluno vá à frente e leia o texto
apontando palavra por palavra, e, leia e mostre a primeira e última palavra do
texto.
Apresentação de uma poesia sobre as partes da planta.
Distribuir uma cópia da poesia para os alunos e sortear
alguns nomes para que leiam uma estrofe da poesia.
Apresentar uma planta à turma explicando cada parte que
compõe a mesma.
Discutir qual a relação da poesia com a planta
apresentada.
Propor que eles desenhem uma planta e nomeiam cada parte
da mesma.
Distribuir copos descartáveis, papel , caneta idrocor e
fita adesiva para que identifiquem o seu, e em seguida levá-los até a horta da
escola para que plantem as sementes que trouxeram.
Como atividade extraclasse, criar uma frase bem bonita
para a sua plantinha e cruzadinha folclórica.
História da Planta
A
raiz: Do mundo não vejo nada,
Pois
vivo sempre enterrada,
Mas
não me entristeço, não,
Seguro
a planta e a sustento
Sugando
água e alimento.
O caule: Sou
tronco que levanta
E
estende para os espaços
Braços,
braços e braços
Colhendo
a luz para a planta.
A
folha: Da planta sou o pulmão
Mas
além de respirar,
Tenho
uma grande função:
Roubo
energia solar.
A
flor: Sou a mãe da vegetação
e
me perfumo e me enfeito
para
criar em meu peito
plantinhas
que nascerão.
O fruto: Sou o cálice
da flor,
Que
inchou e ficou maduro
Pela
força do calor
E
guardo em mim, com amor,
As
plantinhas do futuro.
Autores: Ofélia e Narbal Fontes
4º
momento
Distribuir a lenda (texto) para cada aluno e pedir para
que eles façam um traço nos espaços em branco;
Levar o aluno a perceber que após cada espaço temos uma
nova palavra;
Pedir para que eles contem o número de palavras
encontradas no primeiro parágrafo e coloque o número achado no final do
parágrafo.
Repetir o procedimento com os demais parágrafos,
verificando junto ao aluno o número encontrado.
Propor a contagem do número de letras da palavra maior e
da menor.
Circular as palavras com mais de 8 letras;
Fazer um X nas palavras com 6 letras;
Grifar as palavras com 1 letra.
Questionar: “Nesse texto tem alguma palavra repetida? Sublinhá-la
e contar quantas vezes cada uma delas aparece no texto.”
Dividir os alunos em duplas para que um verifique se a
sua contagem bate com a do colega.
Ao final a professora registrará no quadro para que eles
corrijam a sua atividade.
Atividade de completar com numerais.
Avisar aos alunos que no dia seguinte eles farão uma
atividade diferente, portanto terão que escolher uma das lendas fixadas nas
carteiras para lerem em casa, (a professora já deve ter impressas as lendas
para que não descolem as das carteiras).
5º
momento
Realizar
a leitura do cartaz com a lenda “O Curupira”, questionando as características
da história.
Ler
o poema “Animais em Extinção” para relembrar o assunto anterior.
Após a leitura do poema, fazer perguntas do tipo:
• O que é extinção?
• Onde acontece a extinção?
• Porque acontece a extinção?
• Onde acontece a extinção?
• Porque acontece a extinção?
Em seguida provocar um debate sobre as
primeiras noções do tema abordado no cenário: “Os animais em extinção”.
Estimular e instigar a curiosidade das
crianças sobre o tema.
Dividir a turma em três
grupos e cada grupo confeccionará um cartaz com o que foi visto durante a
semana: animais em extinção, plantas e lendas.
Dobradura: Saci Pererê.
Sortear alunos para que
leiam uma lenda nas demais salas da escola.
Tem
bicho em extinção
Que deveria ter de montão
Pandas araras e até gavião
Leopardo, golfinho e bisão
Todos esses ameaçados de extinção.
Existem bichos em extinção
Que já foram muitos nesse mundão
Estão quase em extinção
Um bichinho e um bichão
O tigre-siberiano e o mico-leão.
Existia um bicho grandalhão
Era o dinossauro, e bem grandão
Que bom seria se nesse mundão
Não existissem
espécies em extinção
Tem cientista
que mata por informação
Nenhum desses tem noção
Nenhum desses tem noção
De que
bichinho e bichão
Podem ficar em extinção...
Podem ficar em extinção...
Claudia Pehrsson Tambasco
Avaliação:
Durante todas as atividades, incentivar a participação dos
alunos, auxiliando-os e observando:
*O interesse pelas histórias;
*A participação ativa da produção oral e escrita;
*A emissão de opiniões e questionamentos;
*O envolvimento nos trabalhos de grupo de maneira cooperativa;
*A produção eficiente de textos, considerando o nível de aprendizagem
em que se encontram;
*A participação nos trabalhos de maneira prazerosa.
Produto final:
Leitura de uma lenda pelos alunos nas demais turmas da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário